CASARÃO DO JABRE


Na Paraíba, uma cadeia de serras incrustadas numa região árida, no Sertão, possui uma beleza exuberante e rústica. Esta cadeia tem micro montanhas de uma incrível diversidade de flora e fauna. Em meio a toda esta natureza, está o secular Casarão do Jabre, construído para abrigar famílias nobres da região, dono de uma harmonia ímpar e uma arquitetura regionalista típica da época. 

Localizado no Sítio Novo Amparo, município de Matureia, sul do Sertão do Estado da Paraíba, o Casarão fica na estrada de acesso ao Pico do Jabre ( 4 Km), ponto culminante da Paraíba. Com uma área construída de 328m², o Casarão abriga um museu, onde são exibidas relíquias da história do povo desta região, paralelo a ele uma loja de artesanato e um restaurante, com comidas típicas. 

O Casarão do Jabre pretende trazer tudo que estiver ligado à cultura e exploração natural da região, sem agredir a natureza. Os maiores objetivos do Casarão do Jabre são:
·        
  •   Desenvolver a educação pública;
  •        Propiciar atividades recreativas junto à comunidade;
  •         Servir de base para pesquisadores e cientistas da área;
  •         Servir de apoio para atletas;
  •       Proteger e preservar unidades importantes ou sistemas complexos de valores naturais ou culturais;
  •         Sediar eventos como peças teatrais, shows, exposições plásticas, work shops, treinamento extensivo na área de ecoturismo para escolas, universidades, feiras artesanais e científicas, etc;
  •         Conhecer e valorizar a história e cultura da Paraíba e da Região Nordeste através do Museu Arlindo Dantas Monteiro. 

Com estas atividades, o Casarão irá apresentar seu plano cultural e turístico e mostrar sua importância para o ecoturismo na região, evidenciando o Jabre, o Pico mais alto da Paraíba, um dos atrativos naturais que se sobrepõe no Município de Matureia e mostrando que é mesmo um ícone de tranqüilidade e lazer no sertão da Paraíba. 

O Casarão do Jabre possui alojamentos com capacidade para acomodar 20 pessoas em 10 beliches disponíveis, recepcionando e hospedando os visitantes da área para conhecer a cultura e a natureza local. 

Também é utilizada na hospedagem uma fazenda tradicional (casarão colonial) da região com estrutura para receber famílias e/ou grupos organizados. 

Dispomos também de 3 apartamentos (suíte completa) com cama de casal, podendo ser adicionadas uma cama extra em cada apartamento. Também dispomos de 2 chalés e estão equipados com chuveiro elétrico, ventilador, som e TV.

Com decoração totalmente rústica, cada alojamento também possui dois banheiros, para a boa comodidade dos hóspedes. 

Além de dormir num ambiente rodeado de natureza e energia positiva, quem se hospeda no Casarão do Jabre tem a oportunidade de saborear um delicioso café da manhã regional, com todas as delícias do sertão. 

A cidade de Matureia, cujo nome significa a intensa floração dos cajueiros, é uma das maiores produtoras de caju da Paraíba. Mas não só deste fruto nativo vive a região. Para presentear os visitantes com todas as peculiaridades do Sertão, o Casarão do Jabre conta com mais uma especialidade: a culinária sertaneja.

O restaurante, de decoração totalmente rústica, oferece as melhores comidas típicas regionalistas, para deleite do visitante. Com uma riqueza de variedades, a cozinha oferece aquilo que o sertão tem de melhor: Bode recheado, galinha à cabidela, pernil de bode assado ao vinho, carne de sol, entre outros pratos típicos. O rubacão é uma especialidade sertaneja, como também buchada de bode e queijo frito. Para sobremesa, os deliciosos doces e sorvetes de frutas da região fazem a mesa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário